Roupa velha de carne-seca.

Aprendi esta receita com minha mãe que, por sua vez, aprendeu com aqueles povos lá do litoral paulista – Juquiá ou imediações.
Aprimorou pra cair no gosto do meu pai, que se apaixonou pelo prato e fazia questão de comê-lo pelo menos umas duas vezes ao mês.

Publiquei a receita pela primeira vez na revista Cozinha com H, uma das parcerias editoriais que fiz com o “grande” Shiroma… Muito boa gente.
O prato foi imediatamente incorporado ao cardápio de alguns restaurantes, que “assumiram a paternidade” da receita. Parece que isso é comum. Não sei, nunca tive restaurante, não me atrevo a me considerar chefe de cozinha. No máximo sou um cozinheiro, daqueles que gostam de saborear um bom prato.
Mas vamos à receita da:

Roupa velha de carne seca

Você vai precisar de:
1 kg de carne seca (mais ou menos gordura vai do seu gosto)
1 cebola grande
2 tomates grandes
1 dente de alho
Salsinha
Pimenta de horta

Você faz assim:
Corte a carne seca em pedaços médios e coloque numa vasilha com bastante água para dessalgar na geladeira de um dia para o outro, trocando a água de vez em quando.
Pra saber se está com o sal no ponto, corte um pedaço e experimente o miolo da carne.
No dia seguinte escalde a carne com água fervente (uma vez basta) e ponha para cozinhar em panela de pressão por uma hora mais ou menos (mais, se a carne for dura).
Para saber se está cozida, tente desmanchar com a ponta do garfo.
Deixe esfriar e desmanche os pedaços (não muito) separando as fibras da carne.
Corte a cebola e o tomate em pedaços. Moa o alho. Pique a salsinha e a pimenta (quantidades ao seu gosto). Misture tudo muito bem com a carne desfiada, com as mãos (aqui o pulo do gato).
Esquente uma frigideira grande e funda, de preferencia de ferro, com óleo suficiente para “molhar” bem o fundo. Despeje a mistura na frigideira e mexa com colher de pau.
Conforme for refogando, vá mexendo para não grudar (muito) no fundo. Pode acrescentar mais óleo. Caso grude muito que não dê pra desgrudar esfregando a colher de pau, desligue o fogo, tampe a frigideira, espere alguns minutos até a mistura “abafar” o grudado, raspe o fundo com a colher e ligue o fogo novamente.
A roupa velha está pronta quando a cebola e o tomate praticamente “sumirem”.
Pra acompanhar pode ser arroz com feijão (ou tutu), couve manteiga refogada (pouca cebola, pouco alho e pouco sal, uma pitada de açúcar) e quibebe de abóbora (pouco alho, cebolinha e pimenta dedo-de-moça).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *