Um doce fácil, barato e gostoso.

Uma sobremesa bem caipira, gostosa e muito fácil de fazer.

Doce de abóbora

Você vai precisar de:
Mais ou menos 1/2 kg de abóbora (daquelas de pescoço)
2 xícaras de açúcar
Limão
Cravo
Baunilha (opcional)
Água

Você faz assim:
Numa panela média coloque o açúcar e um pouco de água – o suficiente pra dissolver o açúcar. Coloque no fogo médio e não mexa com colher. Se o açúcar não dissolver, balance a panela. Fique esperto: o açúcar vai começar a formar uma calda e começar a amarelar e ficar cada vez mais escuro (balance a panela pra “queimar” por igual).
Quando chegar na cor de caramelo, coloque mais ou menos meia xícara de água fria. Balance a panela pra dissolver – se não dissolver, agora pode usar a colher de pau.
Dissolveu, coloque a abóbora descascada e cortada em pedaços de mais ou menos uns 3 a 4 centímetros. Mexa com a colher e acrescente umas gotas de limão, uns 2 ou 3 cravos e umas gotas de baunilha (se gostar). Mexa bem. Tem gente que neste ponto põe uma pitada de sal.
Agora é só ficar de olho pra não queimar. De vez em quando esprema de leve um pedaço pra ver se está macio. Quando amaciar, acrescente mais meia xícara de água e deixe cozinhar até a calda ficar grossa. Espere esfriar – lá no interior dizem que comer doce quente “dá nó nas tripas”. Se tiver, acompanhe com requeijão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *