Rogando uma praga!

Um caso especial para quem acredita em mau-olhado, azar, essas coisas… Acho melhor bater na madeira três vezes!

Este aconteceu recentemente.
Aqui em Pinheiros temos vários moradores muito particulares. Para alguns dos “normais” talvez até eu seja um deles, vai saber. Uma dessas figuras folclóricas que todo mundo do bairro conhece, ou pelo menos já viu algumas vezes é o Seu Anastácio. Como não sei seu nome (e acho que ninguém sabe), tomo a liberdade de chamá-lo assim.

Muito velho – mas muito velho mesmo! – este senhor perambula pelas imediações da Mourato, ombros encurvados – mas sem bengala! Arrasta os pés num andar muito (!) cansado. Olhando para seu rosto e postura, chuto ter uns cento e muitos anos…
É fácil encontrá-lo lendo um jornal (de graça, é claro) nas bancas ou ocupando uma mesa num dos bares e restaurantes, antes da hora do almoço. No mais, caminha devagar e sempre, aparentemente, sem um destino pré-programado.

Também bem conhecido do pessoal do bairro e adjacências, o supermercado Pão de Açúcar da esquina da Teodoro com Mourato recebe muitos clientes de toda a região. Não acredito que seja pelos preços, que não são tão convidativos. É claro que, pra atender toda essa gente, tem um estacionamento bem grandinho, pra muitos carros.
Tirando aqueles que até pra comprar pão na padaria da esquina tiram o carro da garagem, a maioria das pessoas das redondezas vai fazer suas comprar a pé mesmo. Os frequentadores do estacionamento são, portanto, moradores da Vila Madalena, do Jardim Paulista e outros bairros próximos.
E, é claro, eles não conhecem essas figuras carimbadas do bairro, como o Seu Anastácio.

Como não podia deixar de ser, um dia destes um deles encontrou o velho.

Aconteceu na entrada do estacionamento do supermercado, ali na Mourato. Vinha o Seu Anastácio caminhando pela calçada, quando um carro embicou na entrada do estacionamento e, esperando os carros da frente se identificar na guarita, parou atravessado em cima da calçada, impedindo a passagem do velho e dos demais pedestres.
Coisa bem comum com boa parte dos motoristas: avançam faixas, calçadas, etc e os pedestres que se f…
Está a pé? Não tem carro? É pobre. E se é pobre que se dane, como já dizia aquele político do Chico Anísio!

Acontece que aquele carro impediu a passagem do Seu Anastácio. E ele não ia deixar barato.
– Como é rapaz? – Reclamou o velho. – Vai ficar aí atrapalhando a vida dos outros? Não dava pra esperar na rua, fingindo ter boa educação?
O motorista, um sujeito ainda jovem, a esposa ao lado entretida com sua vida no celular, encarou o Seu Anastácio e mandou:
– Velho chato! Vai pro asilo, velho gagá!
Quase que deu pra ver Seu Anastácio aprumar o ombro um pouquinho, antes de responder, o velho dedo enrugado em riste:
– Ah! Mas você também vai ficar velho… – E calou-se, olhou fixamente para o rapaz, como quem examina uma mosca que caiu em sua sopa e, antes que o motorista avançasse para dentro do estacionamento, continuou:
– …Só que não! Tenho certeza que você NÃO vai ficar velho!

Seu Anastácio continua fazendo seus passeios pelo bairro (pelo menos até ontem continuava, que eu vi). Quanto ao motorista, esse eu não sei se continua vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *